Inserindo dados no Mysql com PHP Ajax jQuery

Escrito por Matheus Piscioneri. Em Ajax, Banco de Dados, JQuery, MySQL, Php

Vamos criar um formulário que enviará dados para um banco de dados Mysql utilizando o Ajax junto com o jQuery e fazendo uma pequena validação na segunda camada (php). Para começar vamos criar o nosso banco de dados:
 
Beleza, depois do banco de dados criado vamos ao nosso formulário. Criaremos a página ajaxpost.php onde iremos chamar no Head os arquivos java script que vamos necessitar para fazer o post em ajax. Ficando assim:
 
Estamos incluindo a biblioteca jQuery, o arquivo ajaxpost.js que vou mostrar a seguir, fiz também o formulário e abaixo criei uma div chamada resposta que será responsável por receber as informaçoes passadas pelo php, podendo ser positiva como “Cadastro realizado com sucesso” ou ” Preencha todos os dados”. Vamos ao arquivo que faz toda a mágica, o ajaxpost.js:
 
Neste arquivo estamos pegando o valor do campo que possui o id “nome” depois atribuimos o valor para nomePost para que possamos passar para o php pelo $.post. Fazemos isso para todos os campos e depois passamos tudo para o Enviar.php na linha abaixo:
 
Seria o mesmo que a forma tradicional que fazemos só que ajax :D. Ali também dizemos que a div resposta irá receber os dados enviados pelo enviar.php Vamos ao arquivo enviar.php: Este não muda exatamente nada, podemos fazer da forma tradicional.
 
No arquivo ajaxpost.js eu passei as variáveis (nome, email e telefone), fiz uma validação para verificar se todos os campos já estão preenchidos. Note que se o teste já fosse feito ai você já conseguiria ver funcionando uma mensagem de “Preencha todos os campos” aparecendo abaixo do formulário caso ele seja submetido sem estar completo. Logo abaixo eu abri a conexão com o banco, utilizei o mysql_real_escape_string para eliminar a chance de o formulário sofre com o SQL Injection, inseri os dados no banco, fechei o banco e caso tudo esteje correto ele apresenta a mensagem de “Cadastro Realizado” e caso ocorra algum problema “Erro ao Cadastrar”;   php ajax jquery mysql   Fonte: www.erickalves.com.br

Trackback from your site.

Leave a comment


sete × = 7

Decidir o que não fazer é tão importante quanto decidir o que fazer.” - Steve Jobs