Steve Jobs x Bill Gates: O que copiar de cada um? (Infográfico)


Eles tiveram um começo parecido. Jobs deixou a universidade de Artes para criar a Apple. Pela Microsoft, Gates abandonou os cursos de Matemática e Direito em Harvard. Ambos se tornaram célebres e milionários ainda na juventude. E ambos perderam seus parceiros de negócios. Wozniak decidiu seguir carreira própria depois de um acidente e saiu da Apple. Paul Allen deu adeus à Microsoft depois de superar um câncer. No entanto, não há só semelhanças entre eles. Cada um tinha sua própria percepção do que é preciso para se fazer a melhor gestão estratégica e tornar sua empresa a maior. Reunimos tudo neste infográfico, que você confere a seguir. E logo abaixo do infográfico estão os trechos de livros, discursos e entrevistas que explicam o pensamento desses dois gênios. Divirta-se!

 

Steve Jobs

1. “Ele tinha um instinto para identificar se algo atendia às necessidades que deveria atender. Ele tinha padrões extremamente altos de qualidade para dizer se algo era uma porcaria”.
Fonte: Declaração de Bill Gates no livro Becoming Steve Jobs (2015)

2. Jobs se matriculou numa disciplina de caligrafia durante a faculdade. “Nada daquilo tinha uma aplicação prática na minha vida, mas 10 anos mais tarde, quando estávamos projetando o primeiro Macintosh, tudo veio à tona para mim e fez sentido. O Mac foi o primeiro computador com uma tipografia bonita e espaçamento entre letras ideal”.
Fonte: Discurso na Universidade de Stanford (2005)

3. Uma gestão estratégica para Jobs estava muito ligada a dizer “não”. “Eu sinto orgulho tanto daquilo que nós não fizemos quanto do que fizemos. Inovação é dizer não para milhares de coisas.”
Fonte: Business Insider

4. “As pessoas pensam que os designers receberam uma caixa com a instrução: ‘Faça isso parecer bom!’ Não é isso o que entendemos por design. Não é só uma questão de aparência e causar boa impressão. Design é como algo funciona.”
Fonte: Reportagem do NYTimes “The Guts of a New Machine” (2003)

5. “Você já está nu. Não há motivo para não seguir seu coração. Pelos últimos 33 anos, eu olho para o espelho a cada manhã e me pergunto: ‘Se hoje fosse meu último dia de vida, eu gostaria de fazer o que eu estou prestes a fazer agora? E quando a resposta é ‘Não’ durante dias seguidos, eu sei que preciso mudar alguma coisa”.
Fonte: Discurso de formatura para a turma de Stanford (2005)

 

Bill Gates

1. “Em vez de comprar aviões e sair brincando por aí, como alguns dos nossos concorrentes, nós poupamos em quase tudo nesta empresa.” Isso era gestão estratégica para Gates.
Fonte: Discurso de lançamento do PC IBM (1981)

2. “A melhor maneira de se preparar [para se tornar um programador] é escrever programas e estudar grandes programas que outras pessoas fizeram. Eu cheguei a vasculhar latas de lixo do Centro de Ciência da Computação para encontrar material deles.”
Fonte: Entrevista para Programmers at Work (1986)

3. Gates acredita que é fundamental aprender com o fracasso, mais do que celebrar as vitórias. “O sucesso é um professor perverso. Faz pessoas inteligentes pensarem que nunca irão perder.”
Fonte: Trecho do seu livro, A Estrada do Futuro (1995)

4. “Entre programadores, você precisa estar disposto tanto a revisar o código dos outros, quanto a deixar que os outros revisem o seu. Você tem de entrar nesse loop infinito de feedbacks, e querer ouvir o que está fazendo de errado.”
Fonte: Entrevista para Programmers at Work (1986)

5. “No mundo dos negócios, você só tem a prosperar mensurando o que está fazendo, escolhendo os indicadores que importam, como a satisfação do cliente e a performance da equipe. As pessoas precisam se livrar da noção de que informação é difícil de conseguir.”
Fonte: Inc.

 

 

Fonte: www.runrun.it