Em junho de 2014 fiz a defesa do Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Curso de Ciência da Computação do Centro Universitário Barão de Mauá, como parte dos requisitos para obtenção do título de Bacharel em Ciência da Computação.

Meu tema foi “Uso de mobilidade no controle de saúde” com o orientador Fábio Bento Takeda, a banca foi composta pelo Rodrigo Antonio Faccioli e o Guilherme Torres.

Fui aprovado com nota máxima, agradeço a todos que de alguma forma contribuíram diretamente ou indiretamente para a realização do trabalho!

 

RESUMO

Uso de mobilidade no controle de saúde

PISCIONERI, M, F.

Com a popularização dos smartphones e o avanço das tecnologias, inclusive na área da saúde, o controle e monitoração de algumas medidas de saúde como glicose, pressão arterial, batimento cardíaco, peso, altura e IMC podem usufruir da mobilidade. Pensando nisso, foi desenvolvido um aplicativo para Android em JAVA que auxilia o usuário a monitorar e controlar sua própria saúde, para a obtenção de uma melhor qualidade de vida. As informações sobre a saúde do usuário são armazenadas no dispositivo, com a disponibilidade de compartilhamento para diversos aplicativos, inclusive com a possibilidade de ter um acompanhamento médico. Estas informações também poderão ser enviadas a um Web Service onde é possível visualiza-las através de um painel Web. Os resultados presentes neste trabalho mostram que o aplicativo Controle de Saúde conquistou 83% das avaliações máximas e mais de mil downloads com apenas três meses de publicação no Google Play, onde foi possível observar uma grande procura, até mesmo de outros países como Portugal, França, Angola, Argentina, Chile, Espanha e Estados Unidos, alcançando principalmente a faixa etária entre 30 e 50 anos, com o maior índice de preocupação no controle e monitoramento do diabetes.

Palavras-chave: Mobile, smartphone, Android, aplicativo, Web Service, saúde.

 

Download do TCC